Edney Souza, da Digital House. Palestra: O fim da era dos likes. Conheça a era da voz.

RD Summitt 2019: resumo dos assuntos comentados durante o maior evento de marketing e vendas da América Latina

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Conteúdo disponível em PodCast  

O Rock n’ Rio do marketing, como assim é reconhecido pelos participantes do RD Summit, recebeu 12 mil pessoas de todo o Brasil, em Florianópolis, nos dias 06, 07 e 08 de novembro deste ano. A imersão reuniu mais de 150 palestrantes do mundo, resultando cerca de 180 horas de conteúdo apresentados em oito palcos simultâneos.

Confira os assuntos que se destacaram durante o evento:

  1. LGPDA – A Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, Lei Federal n. 13.709/2018 sancionada em agosto de 2018, que entrará em vigor em 2020, foi muito comentada entre os palestrantes.  Sendo assim, o proprietário dos dados deverá sinalizar seu consentimento, sua autorização a cerca dos seus dados pessoais, de forma clara. Já as empresas que ainda ignorarem esta prerrogativa estarão sujeitas a multas de até 50 milhões de reais. Portanto, está mais que na hora das pessoas jurídicas se adequarem às novas regras;
  2. AGÊNCIA – nem sempre o cliente tem razão; É preciso treiná-lo, orientá-lo. Caso ele  não entenda, sim, ele poderá ser demitido;
  3. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – Diante do imediatismo da comunicação, a                 inteligência  emocional é uma competência que os profissionais do futuro irão           precisar. (Já  precisam);
  4. PROFISSIONAL DO FUTURO – As características do profissional de conteúdo dos      próximos anos deverão contemplar os seguintes conhecimentos: processo de              growth, psicologia, comportamento, entender de gente (RH), ter conhecimento de      neurociência, etc;
  5. MÉTRICAS – Like é uma métrica de vaidade. Se diminuir os likes, aumente a              qualidade do conteúdo;
Edney Souza, da Digital House. Palestra: O fim da era dos likes. Conheça a era da voz.
Edney Souza, da Digital House. Foto: Luciana Debom

6. TENDÊNCIA – VOZ é a bola da vez. Também muito comentado entre os palestrantes. Nos EUA 30% das residências já possuem assistente de voz. Ao final de 2019, este número poderá alcançar 50%. Portanto, como está a tua publicidade com recurso de voz?;

7. NO BRASIL – Os comandos por voz irão dominar o mercado da comunicação em breve. No Brasil, 34% já usam esta ferramenta;

8. PODCAST – Grave seu áudio hoje;

9. CONTEÚDO – Qualidade de conteúdo tem mais alcance do que quantidade de posts. Overposting joga seu perfil lá para baixo.

10. ENGAJAMENTO – o compartilhamento é o novo “like”;

Jacco Vanderkooij Winning by Design. Palestra de encerramento.
Jacco Vanderkooij, Winning by Design. Foto: Luciana Debom

11. VALORES – A geração teen busca marcas genuínas. É uma geração que acha tudo muito rápido. Por isso, este público espera que as marcas, empresas, digital influencers sejam verdadeiros;

12. COMPORTAMENTO – é preciso consistência. Quem quer se comunicar não deve se esconder. Não existe relacionamento a curto prazo;

13. TODO MUNDO QUEM? – pergunte; segmente a informação; para quem é o conteúdo, quem irá ter acesso ao conteúdo; pare, avalie o texto e avalie se o material poderá gerar uma possível crise;

14. CRISE – sua reação no momento da crise definirá quem você é; Toda CRISE poderá   gerar uma oportunidade;

15. GROWTH – Sucesso não se faz sozinho. Empresa que investe em pessoas,              treinamento, conhecimento e coach de habilidades tem a chave para crescer;

Gary Vaynerchuck.
Gary Vaynerchuck. Foto: Luciana Debom.

16. INFLUENCIADORES DIGITAIS – Quer investir em influenciadores? Estude-os, veja     como eles se relacionam com as pessoas;

17. DESIGN – Design não é arte. É estratégia. É conversão;

18. IMEDIATISMO – Quanto mais pressa tiver, mais vulnerável ficará;

19. ESTRATÉGIA – Produza seu conteúdo e encontre o seu nicho. Não tenha medo das             críticas;

20. EXPERIÊNCIA – Não tente convencer alguém. Especialmente aqueles que não entendem;

Sobre o RD Summit 2019

A edição deste ano contou com palestras de alguns dos grandes nomes do mundo do marketing e das vendas, como Gary Vaynerchuk, CEO da Vaynermedia. Ele já esteve cinco vezes na lista de autores mais vendidos do The New York Times e reúne 17 milhões de seguidores nas redes sociais. Outro destaque foi Ann Handley, a primeira Chief Content Officer do mundo e best seller no The Wall Street Journal com dois livros: Everybody Writes: Your Go-to Guide to creating Ridiculously Good Content e Content Rules.

No total, foram 13 trilhas de conteúdo que abordaram uma diversidade de temas, partindo do marketing, conteúdo e SEO, gestão e estratégia, sucesso do cliente, desenvolvimento pessoal, entre outros.

O resumo do evento publicado neste texto foi elaborado de acordo com a palestra dos seguintes especialistas: Karine Sabino (Adove Comunicação Digital), Verônica Ahrens (Escritora e consultora), Fernanda Nones (Riô Biocosméticos), Andrea Willemin (Resultados Digitais), Sidnei Fernando da Silveira (advogado), Rafael Rez (Web Estratégica), Edney Souza (Digital House), Maisa (SBT), Edu Costa (Linkedyou), Fernanda Brumsizian (Resultados Digitais), Jacco Vanderkooij (Winning by Design), Camilo Coutinho, Lucas Amarildo (Dia Estúdio) e Gary Vaynerchuck.

RD Summit 2019 Luciana Debom assessora de imprensa e de conteudo

 

Luciana Debom é jornalista (MTB 3790/SC), formada pela UFSC e pós-graduanda em comunicação e marketing pela Estácio de Sá. É assessora de imprensa, assessora de comunicação e produtora de conteúdo.

Esteve presente no RD Summit 2019 cobrindo o evento para os jornais Petrópolis e Moinhos, de Porto Alegre e Jornal Beira Mar, de Florianópolis.